quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Engravidar usando a tabelinha ...



Muitas mulheres utilizam a tabelinha como método contraceptivo, ou seja, a tabelinha como forma de evitar a gravidez. Porém, com a mesma tabelinha é possível você descobrir o momento em que seu corpo está ovulando e, assim, facilitar a gravidez.

Mas pra ter mais chances de engravidar, você precisa entender o seu ciclo menstrual e o processo reprodutivo dessa fase.

Como você deve saber, todos os meses você tem o período menstrual. Mas esse é apenas a parte visível de um processo que dura aproximadamente um mês e começa com a liberação de um óvulo.
Todos os meses o seu corpo se prepara para uma gravidez. O ovário libera um óvulo que fica disponível durante um tempo esperando por um espermatozóide. Neste período o seu tecido endometrial também se prepara. Ele fica mais grosso, aprontando o útero para receber uma ou mais crianças.

Se o espermatozóide não chega no período estimado, o corpo começa a se “desarmar”, e então vem a menstruação.

Basicamente este é o ciclo reprodutivo da mulher e a ovulação, que é a liberação do óvulo para a fecundação, acontece aproximadamente no meio do ciclo. É este o momento que você deve investir para engravidar.


Mas como saber o momento certo da ovulação?


A resposta é simples: com a tabelinha. Mas existem outras formas de saber, por exemplo, o corpo dá algumas dicas de que você está pronta. A temperatura do seu corpo sobe ligeiramente (cerca de meio grau). Você também sentirá que está mais propícia a fazer amor com seu marido.

Tabelinha


A tabelinha é basicamente um calculo que você faz junto com o calendário. Para criar o seu próprio calendário de ovulação, você deve somar 14 dias partindo do PRIMEIRO dia da sua última menstruação. Mas estamos aqui considerando um ciclo de 28 dias. Se o seu ciclo for de 29 dias, você deve somar 15 dias; se o seu ciclo for de 30 dias, você deve somar 16 dias e assim por diante.

O dia resultado dessa soma será o período aproximado da sua ovulação, ou seja, será o seu período fértil.

Porém é bom estar ciente de que este método não é tão confiável. Isso porque o nosso corpo não é uma maquina exata e o ciclo menstrual pode variar de mês para mês.

De qualquer maneira, este é mais um artifício que as mulheres que desejam engravidar podem utilizar. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário