quinta-feira, 5 de abril de 2012

16 Mitos e verdades da gestação.




Formar uma nova vida é a coisa mais formidável que uma pessoa pode fazer, o que não significa que as mulheres não ficam nervosas com isso. Para ajudar a esclarecer algumas questões que insistem em rondar o tema gravidez, três obstetras da Califórnia, nos Estados Unidos, decidiram escrever o livro "O último guia para mães sobre gravidez e nascimento", numa tradução livre.
Os médicos Yvonne Bohn, Allison Hill e Alane Park que também apresentam um programa chamado "Deliver Me" no Discovery. Para lembrar o Dia das Mães, a revista "Time" pediu aos três para fazer uma lista dos principais mitos sobre gravidez, alguns dos quais são propagados em livros populares sobre o tema. Confira a lista e veja o que é verdade e o que é mentira:

Mito 1:
Manteiga de cacau previne estrias. Falso. Na verdade, usar manteiga de cacau torna a pele da mulher mais sensível, e algumas têm reações alérgicas. 

Mito 2:
Grávidas não podem viajar de avião durante o primeiro e o último trimestre de gestação. Falso também. Você pode viajar de avião sempre que quiser. Algumas companhias aéreas não vão aceitá-la no último trimestre, mas isso tem mais a ver com medo de você entrar em trabalho de parto durante a viagem.

Mito 3:
Você não pode ter contato com gatos de estimação durante a gravidez. Falso. No entanto, a gestante não deve trocar a caixa de areia do felino por causa do risco de toxoplasmose pelo contato com as fezes. 

Mito 4:
Grávidas não devem comer salmão defumado. Falso. Salmão faz bem para as gestantes. É rico em ácidos graxos ômega 3, como o DHA, que estudos mostram ter uma variedade de benefícios para mulheres grávidas e seus fetos. Salmão é um peixe de água fresca, então a probabilidade de contaminação por mercúrio é baixa. 

Mito 5:
Você não pode comer sushi. Mentira. Sushi é permitido, exceto quando de cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter altos níveis de mercúrio. E também não é bom comer muito atum, pelo mesmo motivo. Dois rolls por semana seriam suficientes. 

Mito 6:
Cachorro quente também proibido? Falso! Salsichas também estão liberadas, desde que bem cozidas. 

Mito 7:
Pintar o cabelo faz mal para o bebê. Errado de novo. 

Mito 8:
Você não deve ter relações sexuais enquanto estiver grávida: Falso! A não ser que você tenha algum problema específico e seu médico lhe dê uma orientação especial sobre isso.

 Mito 9:
Banhos quentes na gravidez fazem mal. Verdade. Você deve evitar saunas, jacuzzis ou qualquer coisa que eleve a temperatura do seu corpo a mais de 38 C. 

Mito 10:
Grávidas não devem tomar café. Falso. Não exagere, mas uma xícara por dia não fará mal a seu bebê.

Mito 11:
Você não deve beber durante a gravidez. Verdade, mas com uma ressalva. O Colégio Americano de Obstetrícia adverte as mulheres a ficarem longe do álcool, mas pelo menos um grande estudo britânico realizado recentemente sugere que dois drinks por semana durante a gravidez podem não fazer estrago. 

Mito 12:
Mulheres grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo. Falso. 

Mito 13:
A posição do bebê no ventre pode indicar o sexo. Mentira! Além disso, a linha na pele repuxada embaixo do umbigo não indica se seu bebê é menino ou menina. Não dá para saber de nada disso fora do útero.

 Mito 14:
Mulheres grávidas precisam comer por dois. Infelizmente, mentira. Carregar um bebê só exige 300 calorias a mais que o normal por dia. Se você comer por duas pessoas, acabará tendo um bebê maior, que lembra uma outra fábula sobre bebês...

Mito 15:
Um bebê maior é um bebê melhor. Falso. Em média, os bebês pesam 3,4 kg. Bebês muito maiores que isso são mais propensos a sofrer de diabetes e obesidade na vida adulta. 

Mito 16:
Beber cerveja preta ajuda a mulher a ter mais leite. Mentira. Pode ajudar a mãe a relaxar e, embora isso ajude na liberação de leite, não tem nada a ver com a cevada na cerveja. Além disso, uma cerveja pode ser boa para o bem-estar mental da mãe.

Fica a dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário