quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um pouquinho de sujeira faz bem à saúde... "das crianças..."






Você é maníaca por limpeza e, munida de água e sabão, mantém seu filho isolado do mais ínfimo vestígio de sujeira. Atitude exemplar, certo? Depende. O assunto é controverso e quem instiga a polêmica são cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Eles acabam de publicar, no aclamado periódico Science, um experimento com cobaias que sugere que o contato com micróbios na infância é importante para fortalecer o organismo contra doenças inflamatórias. Partindo dessa hipótese, os pesquisadores criaram ratos em um cativeiro esterelizado, completamente livre de germes. “Esses bichos se tornaram mais suscetíveis a inflamações no intestino e asma”, revela, em entrevista ao site do Bebê, Richard Blumberg, um dos líderes do experimento. “Ao analisar seu sistema de defesa, notamos  uma quantidade aumentada de algumas células. O acúmulo indica uma resposta imune exagerada à presença de micro-organismos, o que estaria por trás das crises inflamatórias”, esclarece. Mas, bastou incluir roedores normais no convívio das fêmeas prenhas que os filhotes nasceram mais resistentes.
Para mostrar que os resultados provavelmente também se aplicam a seres humanos, Blumberg citou outro estudo alemão que comparou crianças criadas em fazendas–em contato frequente com animais (e germes)– com outras que viviam nas cidades. “A exposição a micróbios impactou em um menor número de episódios inflamatórios no primeiro grupo”, afirma o cientista.
E não adianta protelar o embate com os inimigos para a fase adulta. “A infância é a única oportunidade de educar o sistema imunológico a reagir de maneira equilibrada”, reforça Blumberg. Mas, que fique claro: ninguém está propondo que você descuide dos hábitos de higiene. Basta deixar a neura de lado e se conformar com o fato de que crianças pequenas colocam, vez ou outra, os brinquedos na boca, depois de esfregá-los no chão. Resta contar com o consolo de que nem sempre os seres microscópios trazem prejuízos. Pelo contrário!
"Fica a dica..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário