sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Você sabia que 25% das crianças sentem dores de crescimento?


Então...
Apesar de possuir causa desconhecida e não haver consenso entre os especialistas, os pais devem estar atentos às chamadas dores de crescimento, que acometem 25% das crianças entre 5 e 10 anos com incidência equilibrada entre os sexos. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, e criador do portal Pediatria em Foco, esclarece as principais dúvidas.
A queixa de dor nas pernas pode ocorrer na infância e geralmente se localiza nas coxas, pernas e pés. Pode ser fraca ou muito forte, mas não impede que a criança ande ou corra assim que a dor passe.
“Algumas crianças não conseguem localizar a dor, ou então relatam um caráter itinerante, ou seja, cada dia em um lugar diferente. As mãos e os braços são raramente acometidos”, relata o especialista.
Em geral, as dores de crescimento não interferem nas atividades diárias e duram no máximo algumas horas. São mais frequentes ao final do dia, principalmente após a prática de exercícios físicos. As massagens no local da dor, compressas e alongamentos podem ser o melhor remédio.
“Importante ressaltar que essas dores não acompanham inchaço ou febre. A presença desses sintomas pode indicar outra doença. O ideal é consultar o pediatra para que não haja erros no diagnóstico e evitar sempre a automedicação”, alerta Reibscheid.
Explicar para as crianças que o incômodo é normal e passageiro contribui para que fatores emocionais não agravem o problema. O carinho dos pais nessa hora é fundamental para aliviar os sintomas.
Então pais... Vamos ficar bem atentos aos nossos filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário