quinta-feira, 1 de março de 2012

Seu filho dorme o suficiente?

Pesquisa mostra que houve uma diminuição de 37 minutos no sono das crianças ao longo dos últimos 100 anos.

Você tem a sensação de que seu filho não dorme o suficiente? Assim como você, muitas outras famílias têm a mesma percepção. Um novo estudo feito por pesquisadores australianos e publicado na revista científica Pediatrics analisou a história das recomendações do sono para as crianças durante um período de 100 anos. O resultado mostrou que houve uma diminuição de 37 minutos de sono ao longo dos anos.

O principal motivo, segundo Lisa Anne Matricciani, líder da pesquisa, é a superestimulação causada pela tecnologia e pela vida moderna. Além da internet, televisão, rádio, celular, computador e tablets, as crianças têm muitas atividades extracurriculares durante o dia.

A falta de horas de sono está associada com o baixo rendimento escolar, de acordo com a pesquisa. Para a neuropediatra Saada Ellovitch, do Hospital Samaritano (SP), essa relação é muito simples. “Para aprender a criança precisa estar alerta e prestar atenção. Com o sono atrasado, ela não consegue focar e tem dificuldade para aprender”, diz Ellovitch.

A longo prazo, segundo os cientistas, a falta de sono pode causar alterações metabólicas e levar ao aumento de peso e diabetes. Além disso, a criança pode ter problemas cardiovasculares, lesões mais frequentes e mais chances de fazer uso demasiado de drogas e álcool.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é o uso de duas horas diárias de telas em geral e, de preferência, antes das 18h. Quando se fala de tela, os pediatras incluem a televisão, videogame, celular, tablets e computadores. Isso porque esses aparelhos geram uma dose extra de adrenalina no corpo, o que influencia na qualidade do sono.
Com a agenda lotada, elas tendem a se entusiasmar menos pela aprendizagem. Correm o risco de virar adultos mais ansiosos, menos criativos. "O cansaço de uma série de atividades extracurriculares é diferente do cansaço da brincadeira, da diversão, da criatividade. E o sono da criança sente isso", diz Ellovitch.
Ritual do sono
Após esse horário, é hora de começar o ritual do sono. Diminua as brincadeiras mais enérgicas, dê um banho relaxante, ofereça um leitinho quente e leia uma história para a criança quando ela já estiver na cama.

O cérebro da criança aprende facilmente por repetição. Por isso, manter o ritual de sono todos os dias é fundamental, além de delicioso para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário