segunda-feira, 7 de maio de 2012

Será que você vai ter APP (ansiedade pré-parto)?



Os últimos dias que antecedem o parto podem parecer eternos, e os incômodos, junto com a vontade de ver a carinha do bebê, deixam você ansiosa além da conta. Veja aqui dicas preciosas para relaxar e esperar – com calma – seu filho nascer


Dizem que a gravidez dura, na verdade, oito meses e um ano, tamanha é a ansiedade que a mulher pode sentir nesse finalzinho da fase tão especial que é a espera de um filho. Se parou de trabalhar, então... A partir da 37ª semana, o bebê não é considerado mais prematuro, mas ainda assim é preciso aguardar até o final, em geral, a 40ª semana de gestação, para reduzir qualquer possibilidade de problema. Será que essa aflição toda pode prejudicar o bebê? “Não, ela sozinha não causa nenhum tipo de problema, nem mesmo antecipa o dia do parto”, afirma Lucila Evangelista, obstetra do Hospital Albert Einstein (SP). “A ansiedade também não pode ser motivo para desistir do parto normal. Deve ser uma decisão pelas condições de saúde da mãe e do bebê”, diz a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp. De qualquer maneira, esperar a tão sonhada hora H vai exigir paciência. Para você, aqui estão 12 dicas para curtir ao máximo esses últimos dias com o bebê aí na sua barriga.
 
1. Confira mais uma vez.
 
Sim, você tem tudo pronto – da mala da maternidade à decoração do quarto –, mas foi na base da correria, certo? Então, eis o momento para retomar tudo com calma, conferir os itens mais importantes, curtir os detalhes... E ainda há tempo para uma aquisição de última hora.
 
2. Desvende a amamentação.
 
Informe-se mais sobre o assunto, deixe de lado mitos, converse com outras mães, leia relatos para se sentir segura e proporcionar o melhor para seu filho.
 
 3. Organize as fotos.
 
Ótimo momento para arrumar aquela quantidade enorme de fotos digitais que você tem. Vale fazer álbum, ver o que vai para a parede ou montar uma exposição online.
 
 4. Fuja das histórias trágicas.
 
À essa altura você já sabe que o que não falta é alguém para contar uma história bem horrível sobre o parto. Corra! Não é hora mesmo de você listar na mente tudo de ruim que pode acontecer: pelo contrário. Até mesmo para sentir algo diferente na sua gravidez, é preciso estar calma e confiante.
 
5. Curta o primeiro filho.
 
Veja só, são os últimos dias de filho único! Procure ficar bastante tempo com ele, fazer seus programas ou brincadeiras preferidas – será ótimo para os dois.
 
6. Um programa diferente por dia.
 
Um para o cinema com as amigas; outro para um jantar romântico com o marido; uma visita à casa da mãe ou outro parente; um show em um barzinho calmo do tipo voz e violão: varie o cardápio de passeios na semana e divirta-se!
 
 7. Relaxe no spa.
 
Se você ainda não se deu ao luxo, é o momento. Ofurôs e banhos de imersão não são recomendados (a pressão pode cair), mas esfoliamentos e drenagens estão liberados.
 
 8. Flutue.
 
Sim, um dos maiores incômodos na gravidez é o de se sentir pesada demais. Um tempinho boiando na água de uma piscina, com a ajuda de um espaguete, por exemplo, com certeza fará você se sentir melhor.
 
9. Chás e sucos.
 
Comer tudo que vê pela frente vai ser uma tentação. Mas, como durante toda a gravidez, a alimentação adequada conta do mesmo jeito. Chás de erva-doce, erva-cidreira e camomila, e suco de maracujá – além da velha e boa força de vontade – são ótimas alternativas para segurar a ansiedade.
 
 10. Compartilhe nas redes sociais.
 
Um dos sentimentos possíveis de qualquer grávida nesses últimos dias é o da solidão. Afinal, você está em casa, mas seu marido, a família e os amigos mantêm o mesmo ritmo de sempre. Contar o que está pensando ou fazendo pode ajudar muito. Afinal, vão chover comentários!
 
 11. Mexa-se;
 
O seu corpo está prestes a viver a experiência mais incrível de todas e é ótimo cuidar de cada pedacinho dele. Ioga, caminhadas leves diariamente e exercícios de alongamento são boas pedidas. Movimentações do ombro para trás, por exemplo, corrigem a postura e dão a sensação de alívio. É possível também pegar uma bolinha de tênis e circular sobre o ombro, com pressão suave. Peça para o seu marido!
 
 12. Escolha um filme.
 
Que tal um clássico como Cantando na Chuva para se desligar totalmente do assunto? No musical, humor e romance na medida certa para garantir duas horas de relaxamento. Outro imperdível é Meia-Noite em Paris, em que Woody Allen oferece uma viagem no tempo pela Cidade Luz. Fuja apenas dos dramas e tragédias.
 Fica á dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário